Para configurar a proteção anti-spam de sua conta acesse a função MailScanner na aba Email de seu cPanel:
Serão exibidas as opções de gerenciamento:
Como identificar as mensagens recebidas reconhecidas como spam?
Através da função MailControl você pode identificar a categorização dos e-mails recebidos:
Como adicionar remetentes a lista branca/negra?
Se você deseja adicionar e-mails/domínios específicos na lista negra ou na lista branca utilize a função Email Black/Whitelist settings:
Insira em Spam Whitelist os e-mails que você deseja que sejam entregues independentemente da proteção anti-spam, já em Spam Blacklist insira endereços de remetentes que sempre devem ser reconhecidos como SPAM.
Como personalizar o score da proteção para que seja mais conservador ou mais agressivo?
Para configurar o score do anti-spam acesse a função Other settings e altere os valores padrão para as diretivas Low scoring spam setting, que é o menor score e High scoring spam setting que é o maior score.
Quanto menor o nível de score configurado, mais agressiva será a proteção anti-spam.
O que acontece com as mensagens identificadas como spam?
Você pode selecionar na aba Change Individual Domain Settings o que acontecerá com os e-mails identificados com o índice de score baixo (Low Scoring Spam) e também com o score mais conservador, High Scoring Spam:
As configurações possíveis são:
Deliver: É feita a entrega do e-mail normalmente.
Delete: O e-mail considerado spam é deletado.
Foward to spam@seudomínio.com.br: O e-mail identificado como spam é encaminhado para essa caixa de e-mail que poderá ser acessada.
Recomendamos que em Low Scoring Spam e High Scoring Spam seja configurado Delete, para que as mensagens identificadas como spam sejam automaticamente removidas.
O assunto do e-mail está sendo modificado, o que significa?
Quando o anti-spam entra em ação e realiza algum procedimento em uma mensagem de e-mail, automaticamente é alterado o assunto do e-mail inserindo uma tag para identificar o que foi feito:
{Disarmed}
Indica que o e-mail contém código HTML que foi considerado perigoso como iframe e formulário e estes códigos foram removidos.
{Virus?}
Indica que foi detectado vírus no e-mail e o anexo foi devidamente excluído.
{Filename?}
Indica que o e-mail contém um anexo considerado perigoso e o mesmo foi removido.
{Spam?}
Indica que a mensagem foi identificada como SPAM.
{Definitely Spam?}
Indica que a mensagem com certeza é SPAM devido ao alto score.
O que fazer se continua chegando SPAM?
Primeiramente recomendamos que configure o score mínimo em nível 5 ou 3. Se todas as configurações já estão corretas e você verificou na função MailControl que e-mails que deveriam ser considerados SPAM não estão sendo corretamente caracterizados, ensine ao anti-spam como ser mais eficiente.
Acesse a função MailControl, identifique o e-mail que não foi corretamente identificado como SPAM e clique no botão View Details:
Role a página e clique em Learn as Spam:
Desta forma o servidor aprenderá que mensagens como esta devem ser consideradas SPAM, evoluindo de forma autônoma para bloquear cada vez mais SPAM em todas as contas.
E se mensagens legítimas estiverem sendo consideradas como SPAM?
Devemos fazer o processo clicando no botão Learn as Ham, assim o anti-spam atualizará para aprender que mensagens com as características do e-mail indicado devem ser consideradas legítimas.