A propagação de DNS é o processo pelo qual mudanças nos registros DNS de um domínio são distribuídas por todos os servidores DNS no mundo. Quando você faz uma alteração nos registros DNS (como mudar o endereço IP do seu site), essa mudança é registrada no servidor DNS autoritativo. Os servidores DNS recursivos, que os usuários finais consultam, armazenam as informações em cache por um período definido pelo valor TTL (Time to Live). Quando o TTL expira, esses servidores recursivos atualizam seu cache com as novas informações do servidor autoritativo.
Ou seja, o servidor configurado no órgão de registro de seu domínio é o DNS Autoritativo que responde pelo mesmo, portanto se seu DNS apontar diretamente para o nosso servidor, nosso cluster de DNS é o seu servidor autoritativo, caso aponte para o Cloudflare, por exemplo, o Cloudflare será seu DNS Autoritativo.
Alterei meu DNS, quanto tempo demora a propagação?
Não existe uma resposta exata, por este motivo geralmente utilizamos 24 horas como período máximo, pois há uma cadeira de processos quando há uma mudança de DNS:
1 – Você altera os registros DNS no painel do registrador.
2 – O registrador atualiza os servidores DNS autoritativos.
3 – Servidores DNS recursivos continuam usando a informação antiga até o TTL expirar.
4 – Após o TTL expirar, os servidores recursivos solicitam os novos dados dos servidores autoritativos.
5 – A nova informação se propaga por toda a internet, completando o processo de atualização.
O servidor DNS autoritativo não controla a propagação do DNS porque ele apenas armazena e fornece os dados DNS oficiais de um domínio. A propagação depende dos servidores DNS recursivos, que armazenam temporariamente (em cache) os registros DNS para melhorar a velocidade e eficiência das consultas.
Por esta razão não podemos controlar a propagação do DNS, é assim que o protocolo foi desenhado, de forma descentralizada. Nós somos o DNS Autoritativo, portanto cabe aos DNS Recursivos buscar a informação atualizada em nosso DNS para o acesso do usuário.
O que são DNS Recursivos?
É o DNS configurado em sua conexão, ou seja, é o DNS de seu provedor, do Google (8.8.8.8), do Quad 9 (9.9.9.9), etc. É no DNS Recursivo que ocorre a propagação, ou seja, entre milhares de servidores de DNS espalhados pelo Globo.
Qual DNS devo utilizar? Existe DNS mais rápido?
O DNS mais rápido sempre será o mais próximo a você, portanto geralmente o de seu provedor. O problema pode ocorrer quando o servidor de DNS Recursivo não é configurado com boas práticas, sendo configurado com um cache excessivo, não consultando o DNS Autoritativo com o intervalo correto. Quanto for detectado este comportamento anômalo recomendamos o uso de DNS públicos.
Como verificar se já houve a propagação?
Exitem ótimas ferramentas para verificar a propagação de um novo DNS pelo globo, seja qual for a alteração. Recomendamos que utilize as ferramentas abaixo:
DNS Propagation Checker – Global DNS Testing Tool (whatsmydns.net)
ISP.Tools – Ferramentas para profissionais de rede e infraestrutura
Alterei o DNS há mais de 1 hora e continuo vendo o site antigo
Os órgãos de registro atualizam seus dns em média em até 30 minutos, desta forma se você já alterou o DNS e consultou nas ferramentas indicadas e já ocorreu propagação pelo Globo e ainda não em seu acesso, possivelmente você está com cache de DNS.
Para limpar o cache de DNS no Windows, siga estes passos:
1 – Abra o Menu Iniciar , clicando no ícone do Windows no canto inferior esquerdo da tela ou pressione a tecla Windows no teclado.
2 -Digite “cmd” na barra de pesquisa.
3 – Então rode o comando “ipconfig /flushdns”
Após limpar o cache de seu Windows é preciso forçar o recarregamento da página no navegador também limpando o cache do mesmo, para isto execute CTRL + F5 (somente F5 não é suficiente) na aba onde está aberto o site.
Para confirmar se seu DNS está devidamente propagado e atualizado execute os comandos abaixo no Prompt de comando do Windows:
Se o IP da primeira consulta é divergente do IP dos testes realizados nas ferramentas e da segunda consulta, ou seja, do IP novo servidor, seu DNS recursivo não está consultando o DNS autoritativo como deveria, somente nestes casos recomendamos a alteração para um DNS público.